12.10.20

O perigo dos gurus e terapeutas que praticam hipnose


Essa semana eclodiu outro caso de estupro e abuso por parte de homens com grande influência, nas mídias. A bola da vez está com Tadashi Kadamoto que se diz "terapeuta" e que foi denunciado por cinco estupros até o momento.

Famoso nas redes sociais, o 'guru da quarentena' é réu em processo na Justiça de São Paulo após denúncia do Ministério Público. Ele acumula milhares de seguidores em suas redes sociais e foi acusado por uma ex-aluna. As informações são do portal “G1”.

Segundo veiculado nas mídias Kadomoto atua há mais de 30 anos falando sobre autoconhecimento com terapia transpessoal por meio de hipnose, meditação, regressão e relaxamento. No Instagram, acumula 1,5 milhão de seguidores e em sua instituição, o Instituto Tadashi Kadomoto, oferece cursos, workshops e treinamentos comportamentais.

Foi uma de suas ex-alunas no instituto que apresentou a denúncia por estupro ao Ministério Público, no fim de 2019. Ela foi estagiária no local e atendida por uma das clínicas de Kadamoto, por distúrbios alimentares. De acordo com ela, foram vários abusos sexuais ao longo de sete anos de tratamento e treinamento. Kadomoto se aproveitava da situação de vulnerabilidade das pacientes e estudantes de seu Instituto para passar a mão em seus corpos e constrangê-las.

“Começou com um toque, depois troca de e-mails, até que ele consumou, quando ela não tinha a menor capacidade de assumir resistência, o ato sexual, não respeitando sequer o fato de que a vítima estava grávida.”, disse a promotora Celeste Leite dos Santos à Rede Globo.

Com a reportagem, outras mulheres procuraram a emissora para contar seus relatos de abuso.

“Ele deitou no meu colo e começou a acariciar a minha perna, a minha coxa. Eu achei aquilo muito estranho e congelei. E ele foi subindo a mão pela minha coxa. Quando ele chegou com a mão perto da minha virilha, tive um ímpeto e tirei a mão dele e saí de perto.”, diz uma vítima.

Também foram coletados e-mails de Tadashi Kadomoto “elogiando” as mulheres. Para elas, ele dizia que as “amava”.

O terapeuta foi denunciado depois que a Promotoria recolheu provas e ouviu testemunhas e responderá na Justiça por cinco estupros.

De acordo com o advogado da vítima os problemas dela pioraram com os abusos, mesmo tendo buscado o trabalho do guru para sua melhora. Por esse motivo, o terapeuta também foi acusado de lesão corporal grave pelos danos psiquiátricos causados a ela.

Em suas redes, Tadashi Kadamoto postou vídeo na madrugada desta segunda-feira negando ter cometido os atos de estupro. Em nota, sua defesa afirmou que "em toda a sua reconhecida trajetória profissional, jamais recebeu solicitação de esclarecimento sobre qualquer fato e nenhuma denúncia formal até o momento".

Com todas essas denúncias e acusações fiz uma busca no google com o nome do acusado e me deparei com um perfil no site doctoralia, no qual se apresenta como psicólogo. Confiram seu perfil no doctoralia clicando no nome em destaque.

Toda essa história motivou escrever esse texto para que tomem cuidado com quem vai se consultar, fazer terapia. Não é só porque uma pessoa, principalmente homens, estão fazendo sucesso na internet, que se diz terapeuta, pratica uma abordagem da psicologia que realmente ele é honesto e bom no que faz. E se você é mulher nunca participe de uma consulta onde será hipnotizada sozinha. Sempre leve alguém de confiança para o local. Existem muitos charlatões e abusadores escondidos por ai e ele não tem cara de estuprador.

A psicologia é uma ciência e não um culto, um conselho agradável, uma fala bonita e mansa, não é ideologia e nem achismo. Devemos tomar cuidado com nossa saúde mental e física, ao procurar ajuda especializada. Sempre procure por profissionais com diplomas, formados em um Universidade e mesmo assim deve se ter cuidados. Espero postar em outros momentos mais sobre os cuidados que devemos ter ao procurar ajuda psicológica e também com os que praticam a hipnose.

Fontes: 
  1. https://www.meiahora.com.br/geral/2020/10/6005620-terapeuta-tadashi-kadamoto-e-denunciado-por-cinco-estupros.html
  2. https://www.cartacapital.com.br/sociedade/guru-tadashi-kadomoto-reu-por-estupro-de-vulneravel-se-diz-assustado-e-inocente/
  3. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/11/guru-da-meditacao-e-acusado-por-cinco-estupros-em-sessoes-de-terapia-e-treinamentos.ghtml
  4. https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/10/11/mais-mulheres-se-dizem-vitimas-de-terapeuta-que-atua-em-todo-o-pais.ghtml
 Sobre cuidados ao procurar ajuda psicológica você pode ler algo mais, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário