17.8.19

12 Características das pessoas invejosas

Nem sempre nós sabemos ao certo o que uma pessoa sente por nós justamente porque os sentimentos e as mensagens que ela envia são contraditórias. Afinal, nem sempre a frase dita revela exatamente o que a pessoa gostaria de nos dizer.

Nós, normalmente, sentimos que existe algo errado, mas nem sempre sabemos discernir a tempo que aquilo pode nos prejudicar.
Nossa lista serve de alerta para comportamentos que podem ser tóxicos e nos prejudicar. Também é importante ressaltar que eles podem ser realizados tanto por pessoas com relação a nós como de nós mesmos em relação aos outros.
Seguem as informações que devem ser observadas com relação ao comportamento invejoso prejudicial:

1. Pessoas que não largam do nosso pé
Sabe aquela pessoa que vive mandando mensagens, fazendo ligações e está coladinha em suas redes sociais? Ela pode ser muito sua amiga ou pode ser pura inveja. Como saber Termine de ler os outros sinais, para ver se há outros indícios…

2. Pessoas que vivem se comparando a você
É impressionante como tem muita gente assim! Além da comparação, também caem na necessidade de comprar os mesmos objetos que você e fazer as mesmas viagens, por exemplo. Pode ser que essa pessoa admire você, mas também pode ser uma pessoa invejosa. Como saber? Veja as outras características.

3. Pessoas que mentem o tempo todo
Os invejosos geralmente são falsos. Cuidado com isso!

4. Pessoas que vivem fofocando
Acredite: o invejoso tem muita dificuldade de guardar um segredo. Observe se quem está ao seu lado vive falando mal dos outros e revelando os segredos.

5. Pessoas irônicas
Quem vive com ironia, reclamações e críticas já não anda numa energia boa. Por isso, fique de olho se você anda com alguém assim.

6. Pessoas que nunca elogiam
O invejoso tem dificuldades para elogiar, pois ele quer a todo custo ser melhor do que qualquer outra pessoa.

7. Pessoas com dificuldade de se relacionar com quem é inteligente
Todo mundo sabe que andar com gente inteligente, proativa e influente é um desafio que nos torna, de forma indireta, pessoas melhores. No entanto, os invejosos mergulham tanto na ideia de que precisam ser melhores do que os outros que acabam criando situações inconvenientes e constrangedoras para quem eles invejam.

8. Pessoas vitimistas
Elas procuram chamar atenção independentemente de como. Por isso, são limitadas e se desvalorizam constantemente diante dos outros.

9. Pessoas que tentam provocar inveja
Parece até piada, mas o invejoso tenta causar inveja no outro para se sentir superior. O resultado disso é muita vibração ruim. Cuidado para não cair nesse círculo vicioso!

10. Pessoas com dificuldade de se relacionar

Gente que vive brigando como todo mundo, sabe? Estas pessoas sempre estão com novos amigos, porque são incapazes de manter os velhos. Analise bem se você anda com alguém que tem algumas dessas características e também faça uma autocrítica. Afinal, ninguém quer ter compromisso com o erro, não é mesmo?

11. Pessoa que reduz as suas conquistas
Imagine a seguinte cena: você acaba de conquistar algo maravilhoso e conta para um amigo sua. Em vez de comemorar com você, ela faz um comentário reduzindo a sua conquista, algo como: “Ah! que bom… mas também não é para tanto…”. Pode ter certeza: com quase toda a certeza, em vez de um amigo, você tem um invejoso ao seu lado.

12. Pessoa que vive criticando você em público
Cuidado com pessoas que vivem fazendo comentários que sempre desvalorizam você, especialmente quando é na frente de todos. A intenção delas é, na verdade, minar a nossa autoestima e fazer com que nos sintamos incapazes. Ou seja, são grandes invejosos que querem apenas nos ver infelizes.

Fique atento aos sinais e veja se alguma pessoa do seu círculo de amizades apresenta esses comportamentos. Especialistas dizem que a inveja não é uma doença, mas sim desvio de caráter. Além disso, fique atento também para nunca desenvolver esse sentimento negativo, pois ele acaba por ser muito prejudicial à saúde mental e emocional.

Para ficar livre da inveja nociva, é muito importante investir no autoconhecimento e trabalhar a autoestima, já que, como mencionado anteriormente, a inveja é um sentimento intimamente vinculado a uma ideia de inferioridade. E quando o sentimento é persistente, talvez seja o momento de buscar ajuda de um psicólogo.

Confira algumas dicas para ser uma pessoa menos invejosa:
  • dedique tempo a se conhecer;
  • é fundamental que você identifique quais são suas qualidades, e saiba valorizá-las;
  • entenda que ter defeitos é normal;
  • somente conhecendo seus pontos fracos é que você poderá trabalhar sobre eles;
  • evite se comparar com os demais, seja no trabalho, na família ou na sua vida social;
  • não gaste energia pensando em como os demais são felizes, trate de promover pequenas transformações na sua realidade;
  • sabendo quem você é, você sabe do que precisa para ser feliz;
  • seja fiel a seus valores e deixe de brigar por aquilo que não pode ser mudado;
  • reconheça que você é único e cuide do seu emocional;
  • cerque-se de pessoas positivas, que valorizem você pelo que você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário